Diabetes tipo 2
O diabetes tipo 2 é um transtorno metabólico, que resulta de problemas de controle da insulina. Os sintomas são resultados de níveis mais altos do que normais de glicose (açúcar) no sangue. Embora ainda não se saiba como isso acontece, a exposição prolongada ao alto nível de açúcar no sangue pode danificar nossos vasos sanguíneos, olhos, coração e alguns órgãos do nosso corpo. Quando não é tratada, o diabetes pode causar complicações como doença cardíaca, problemas para engravidar ou uma gravidez arriscada, problemas digestivos, etc.
Embora não seja uma cura para o diabetes, existem formas de controlar a doença.
Causas do Diabetes:
A insulina é um hormônio natural produzido pelo pâncreas, que é liberada enquanto comemos. Ela ajuda a transportar o açúcar da corrente sanguínea para as células em todo o corpo. Se você tem diabetes tipo 2, seu corpo torna-se resistente à insulina, ou seja, não está mais usando o hormônio de forma eficiente. Isso força seu pâncreas a trabalhar mais para fazer mais insulina. Ao longo do tempo, isso pode danificar células em seu pâncreas. Eventualmente, seu pâncreas pode não ser capaz de produzir insulina. Se você não produz insulina suficiente ou se o seu corpo não o usa de forma eficiente, a glicose aumenta em sua corrente sanguínea, isso deixa as células do seu corpo com falta de energia.
Algumas causas:
- Excesso de açúcar no fígado
- Obesidade
- Estilo de vida: maus hábitos como o uso do cigarro, sedentarismo, poucas horas de sono.
Alguns Sintomas do Diabetes tipo 1 e tipo 2
Tratamentos
- Fazer exames regulares: muitas pessoas com essa doença não terão sintomas visíveis, por isso a importância da consulta com o seu médico para que ele possa monitorar os níveis de açúcar no sangue;
- Dieta equilibrada e exercícios físicos: Evite alimentos processados, açucares em excesso, gorduras, grãos processados (trigo, centeio, cevada, aveia), gorduras refinadas. O Instituto Nacional da Saúde afirma que as pessoas podem diminuir o risco de diabetes por perda de peso através de uma alimentação equilibrada e atividades físicas regulares;
- Controle de açúcar no sangue.
Outras dicas
Inclua alimentos ricos em fibras e carboidratos saudáveis em sua dieta. Obtenha cerca de meia hora de atividade aeróbica diariamente para ajudar a manter seu coração saudável. O exercício também ajuda a controlar a glicemia.