Coleta a vácuo
O que é e como é feita a coleta de sangue através do sistema a vácuo?
Você com certeza já deve ter ouvido falar em coleta de sangue a vácuo, mas você sabe como ela funciona?
A coleta de sangue a vácuo é uma técnica muito utilizada na rotina de laboratórios de análises clínicas. Essa técnica existe a muito tempo, além de que, segundo estudos, dizem ser mais eficaz e segura do que uma coleta com seringa. Nessa técnica não é usado seringa e agulha comum, mas sim, é necessária a utilização de uma agulha bipolar que é adaptada em um suporte, chamado de canhão, onde é colocado um tubo específico, com vácuo, para facilitar a manipulação, para que ocorra uma boa punção venosa.
Neste tipo de coleta, após adaptar a agulha no canhão, o sistema é introduzido no braço do paciente, na veia, logo em seguida, o tubo a vácuo é colocado no suporte e pressionado para frente, a ponta traseira da agulha acaba furando a rolha do tubo e o sangue é puxado para o tubo.
Vantagens:
- A facilidade no manuseio para conseguir um maior volume de amostra sem precisar fazer outra punção;
- Certeza de que o volume correto de sangue foi colhido, pois cada tubo necessita de um volume diferente;
- A quantidade do anticoagulante é proporcional ao volume de sangue a ser coletado, desta forma, se tem uma amostra de maior qualidade para ser processada ou analisada;
- Garantia de qualidade nos resultados dos exames, o que é um fator essencial em um laboratório;
- Segurança para o profissional de saúde e também para o paciente, visto que a coleta a vácuo é um sistema fechado de coleta, sem manipulação alguma de sangue ou agulha.
No Alpha Laboratórios, presamos sempre pela segurança, bem como a praticidade e o bem estar, tanto de nossos colaboradores quanto, também, de nossos clientes. Por isso, após estudos e treinamentos, optamos por fazer todas nossas coletas pelo sistema a vácuo, salvo a situações onde o nível de dificuldade é grande, como por exemplo veias de difícil acesso ou crianças.
Fonte: http://www.ageracaociencia.com/2016/02/10/como-e-feita-a-coleta-de-sangue-a-vacuo/