UREIA
A ureia é uma substância produzida pelo fígado, como resultado do metabolismo das proteínas provenientes da alimentação. Após metabolização, a ureia circulante no sangue é filtrada pelos rins e eliminada na urina. No entanto, quando há problemas no fígado ou nos rins, ou quando se tem uma dieta muito rica em proteínas, a quantidade de ureia circulante no sangue aumenta, caracterizando a uremia, que é tóxica para o organismo. Deste modo, o exame de ureia tem como objetivo verificar a quantidade de ureia no sangue para saber se os rins e fígado e estão funcionando corretamente.
Para evitar a uremia é necessário manter uma alimentação mais saudável, praticar exercícios físicos (pelo menos não manter uma vida sedentária), beber muita água (em média 2 litros de água por dia).
INDICAÇÕES:
A dosagem da ureia ajuda a detectar a insuficiência renal em fases precoces. Por isso, o teste é indicado para pessoas que:
- Têm histórico familiar ou pessoal que doença renal crônica
- Têm doenças que aumentam o risco de problema renal, como diabetes, hipertensão, obesidade, rins policísticos, glomerulonefrite, infecções urinárias de repetição e cálculos renais de repetição
- Fazem uso de medicamentos que alteram a função renal
- Têm idade maior que 50 anos
- São fumantes.
SINTOMAS:
- Inchaços no corpo sem causa definida
- Anemiasem causa aparente
- Doenças cardíacas graves
- Sangue na urina
- Urina com espuma
- Perda de peso não-intencional
- Perda de apetite e fraqueza sem causa aparente
- Crianças com problema de crescimento
- Gravidezcom suspeita de pré-eclâmpsia.
CONTRAINDICAÇÕES
Por ser um exame de sangue comum, não há contraindicações expressas para a dosagem de ureia.