Melanina
A melanina é uma substância derivada do aminoácido tirosina que contribui para a pigmentação de determinadas partes do corpo. Algumas peles, pelos cabelos e olhos recebem a melanina o que lhes confere a cor marrom e quando mais concentrada o preto. Assim, quanto maior for a concentração de melanina na pele, mais escura será a pessoa.
Tipos de Melanina
Em resumo, há três tipos de Melanina, a saber:
- Eumelanina: tipo mais comum de melanina de coloração marrom ou preta, encontrada nas pessoas morenas.
- Feomelanina: melanina de coloração avermelhada e amarelada, que surge nas pessoas loiras e ruivas.
- Neuromelanina: pigmento escuro presente no cérebro. A perda desse tipo de substância pode levar a sérios problemas neurológicos, por exemplo, a doença de Parkinson.
Função
A principal função da melanina é proteger o DNA da pele (núcleos das células epiteliais) da incidência de raios ultravioletas. Ela é produzida pelas células epiteliais chamadas de melanócitos ou melanoblastos, através da tirosina. O hormônio que estimula os melanócitos é chamado de melatonina.
Alimentos que Auxiliam na Produção de Melanina
Alguns alimentos auxiliam na produção de melanina uma vez que são ricos em tirosina, a saber:
- Ovos
- Lacticínios (leite, queijo, iogurte)
- Carnes
- Peixes
- Cenoura
- Abóbora
- Tomate
- Goiaba
- Acerola
- Mamão
- Laranja
- Melancia
- Melão
- Morango
- Mirtilo
- Damasco
- Castanha
- Nozes
Doenças relacionas à Melanina
Algumas doenças de pele estão associados à variação da produção dos níveis de melanina no corpo, por exemplo:
- Albinismo: pessoas que apresentam ausência congênita de tirosinase, levando à inexistência de melanina. Por isso, os albinos são muito brancos, com cabelos e olhos claros.
- Vitiligo: distúrbio crônico em que ocorre a destruição parcial dos melanócitos gerando diversas manchas brancas na pele.
- Melasma: machas escuras na pele que surgem pelo aumento da produção de melanina, sendo mais frequente em mulheres. Quando surge na gravidez é chamada de cloasma.
- Câncer de Pele: tumor ocasionado sobretudo pela exposição excessiva aos raios ultravioletas, ainda que possa surgir pelo uso excessivo do tabaco e de outras substâncias malignas para o corpo.
https://www.todamateria.com.br/melanina/