Alpha Laboratório Reveilleau

Notícias

Zumba: o que é e quais os benefícios dessa pratica.

 02 ALPHA SEMANA 04 04 Zumba o que é e quais os benefícios dessa pratica SITE

A zumba surgiu por volta dos anos 1990, criada por Beto Perez. O professor colombiano esqueceu o material da aula e, precisando improvisar com uma única fita cassete com músicas latinas, arriscou alguns passos de dança conciliados com movimentos aeróbicos.

A origem da zumba é, então, um tanto acidental, pois as coreografias simples — mas divertidas — despertaram o interesse dos alunos, a ponto de Beto Perez ver sua turma inicial de apenas 5 alunos subir rapidamente para mais de 60 em pouco tempo.

Com a crescente aceitação das aulas, o professor começou a aperfeiçoar as coreografias e investir em um diferencial de mercado.

Em pouco tempo, a modalidade ganhou espaço nas academias de diversos países e credibilidade nos centros e organizações fitness, como a Associação Internacional do Mundo ­Fitness — que considerou zumba uma tendência mundial de exercício para 2018.

 

O que acontece no corpo ao praticar zumba?

No começo dos exercícios, os músculos começam a ser mobilizados. A vantagem é que o aluno vai trabalhá-los de forma integrada, ao contrário da musculação, por exemplo, em que cada grupo muscular é exercitado de forma isolada. Isso faz com que mais áreas do corpo sejam trabalhadas em menor tempo.

Quando o ritmo da dança é bastante elevado, o açúcar que está armazenado nos músculos é liberado para produzir a energia necessária durante o exercício.

O coração fica acelerado para suprir as necessidades musculares. Os batimentos podem chegar a 200 por minuto, elevando a frequência máxima cardíaca, fazendo com que o fluxo sanguíneo fique até 5 vezes mais acelerado do que quando o corpo está em repouso.

Em poucos minutos de atividades mais intensas, a temperatura corporal começa a se elevar e o suor é liberado para manter a regulação térmica.

Os pulmões também trabalham mais intensamente, passando de aproximadamente 12 respirações por minuto para 20 ou mais.

No cérebro, os impulsos nervosos liberam serotonina e endorfina, trazendo uma sensação de bem-estar e satisfação.

Após o fim da atividade, o corpo ainda fica cerca de 30 minutos em ritmo acelerado, queimando mais calorias do que a taxa normal.

 Quais são os benefícios da Zumba?

Os benefícios da Zumba incluem a melhora do condicionamento, a promoção do bem-estar, o aumento da resistência cardiorrespiratória, o alto gasto calórico e o trabalho intenso das pernas, glúteos, panturrilhas e cintura, promovendo fortalecimento e definição muscular.

Gasta calorias:

Cada aula de zumba dura entre 45 e 60 minutos e o gasto médio é de 600 calorias para os treinos moderados. Se o ritmo for mais pesado ou envolver movimentos de step, por exemplo, a queima energética pode chegar a 1000 calorias.

Além disso, os exercícios aceleram o metabolismo e o mantém ativo por muito mais tempo.

Fazer uma aula de Zumba de 45 minutos pode fazer o seu corpo gastar mais calorias por 48 horas após o fim da atividade.

Trabalha a musculatura:

Para quem quer emagrecer, o ritmo cardíaco acelerado é ideal para a redução de peso, mas para acentuar a definição e fortalecer os músculos, o ideal é associar os exercícios de resistência. Como a Zumba trabalha músculos específicos, pois envolve movimentos aeróbicos e ginástica localizada, ela é ideal para definir também.

Melhora o equilíbrio e a coordenação motora:

A zumba envolve mais do que gasto calórico e diversão. Isso porque a dança exige que os alunos trabalhem a coordenação motora e o equilíbrio, melhorando a capacidade de movimentação e estabilização corporal.

Esses benefícios se refletem em outras atividades do dia a dia, pois pequenas tarefas, como escrever, tocar objetos, guardar ou pegar alguma coisa, caminhar e até ficar parado são facilitadas.

Melhora o condicionamento físico:

Realizar atividades devidamente acompanhadas — sejam quais forem — traz benefícios ao organismo e promove mais saúde.

Mais qualidade de vida no envelhecimento:

Praticar exercícios físicos desde cedo auxilia na manutenção da massa muscular, que sofre uma redução devido à idade. Com isso, as aptidões físicas, locomotoras e funcionais podem sofrer uma limitação grave.

Além disso, idosos em geral apresentam redução da flexibilidade, da elasticidade muscular e da densidade dos ossos, trazendo impactos à saúde e favorecendo doenças.

Estudos apontam que o fortalecimento muscular promovido pelos exercícios de resistência podem ter efeitos positivos, reduzindo os riscos de osteoporose e de doenças cardiovasculares.

Promove a interação social:

Como as aulas são em grupo, o professor pode incentivar a união dos alunos e promover atividades que integrem os participantes.

Com isso, o aluno pode ter inúmeras melhorias na vida pessoal, logo que as capacidades emocionais e psicológicas são fortalecidas através dessa troca.

Melhora a saúde mental e alivia o estresse:

Um estudo recente conduzido pela Universidade de Montreal apontou que o estresse da vida (trabalho, problemas pessoais ou até o trânsito) pode elevar a presença de uma substância chamada kynurenine, que se acumula no sangue e está relacionada à depressão.

Durante a atividade, o organismo é capaz de produzir uma enzima que faz a quebra dessa substância. Ou seja, além do efeito desestressante, mais exercícios é igual a menos chances de desencadear a depressão.

Melhora as capacidades cognitivas:

Alguns estudos apontam os benefícios ao aprendizado e à memorização entre participantes que estudaram após praticar exercícios físicos.

Quem não pode fazer?

Antes de iniciar qualquer atividade física, é necessário que o aluno passe por uma avaliação. Em geral, não há contraindicação da Zumba, desde que seja realizada com um profissional qualificado para ministrar a aula.

Pessoas que têm doenças crônicas (como diabetes ou hipertensão), alterações respiratórias, problemas cardíacos, passaram por cirurgias ou estão em reabilitação física devem consultar o médico ou fisioterapeuta antes de iniciar uma rotina de atividades.

Além disso, é necessário informar o profissional de educação física da academia ou estúdio sobre dores, lesões, desconfortos, diagnósticos médicos, medicamentos ou qualquer condição do organismo.

Caso haja algum impedimento ou limitação, ele irá informar ou ajustar os exercícios mais indicados para cada caso.

Fonte: www.minutosaudavel.com.br