Alpha Laboratório Reveilleau

Notícias

Alimentos Gordurosos

02 ALPHA SEMANA 03 04 Alimentos Gordurosos IMAGEM site

Atenção, com a falta de informações especificas, muitas pessoas ingerem alimentos que contêm gorduras nocivas à saúde. Podemos constatar, que a obesidade não é a principal vilã, com uma dieta pobre combinada à uma má alimentação, alguns alimentos gordurosos podem provocar câncer.
Atualmente, a alimentação dos brasileiros é totalmente desbalanceada, rica em gorduras, frituras, doces e demais guloseimas. Segundo pesquisas do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o consumo de arroz e feijão reduziu significativamente nos últimos anos e o consumo de vegetais como verduras, legumes e frutas são baixos. O que representa um aumento de doenças crônicas não transmissíveis, como diabetes, dislipidemias, hipertensão arterial, obesidade, entre outras.
O conteúdo gorduroso dos homens constitui 15% do seu corpo, enquanto das mulheres chega a 25%. Em abundância, ele pode provocar o aumento do colesterol no sangue, e o enfraquecimento do sistema imunológico. Conhecido como lipídios, a gordura também é benéfica ao organismo, como a que é encontrada em peixes, que serve para aumentar a imunidade do ser humano.
Existem vários tipos de lipídios no corpo humano. Os triglicerídeos, que compõe 95 % da composição de gordura no corpo, é responsável pelo armazenamento de energia. A gordura serve como um combustível no organismo das pessoas. Transportadas pelas células, é o principal deposito de energia alimentar. Também podem proteger os órgãos vitais do corpo contra traumatismos e choques.
Geralmente, a energia em excesso é utilizada no momento de exercícios, em que os carboidratos e proteínas não se acumulam, provocando aumento de peso. A gordura também pode exercer o papel de isolante térmico, dependendo da capacidade da pessoa pode ficar exposto por longas horas no frio.

Tipos de alimentos gordurosos

A diversos tipos de alimentos de origem animal com baixo ou alto índice de lipídios. Mas há alimentos no reino vegetal, que contêm gorduras saturadas as quais são os responsáveis pelo excesso de lipídios no corpo, eis os principais alimentos:

Alimentos de origem animal: Gema de ovo, uma grande fonte de gordura, carne vermelha, fígado, rins e carnes de vísceras, moluscos, crustáceos e produtos lácteos como leite, manteiga e queijo.

Alimentos de origem vegetal: Óleo de coco, folhas de palmeira, manteiga vegetal e margarinas hidrogenadas, que pode ser encontrada em sorvetes industrializados. Há produtos industrializados que merecem destaque pelo seu teor calórico como: bolos, tortas e doces que tem um relativo excesso de gordura saturada.

Segundo a doutora Tamara Lazarini, diretora e nutricionista da Associação Paulista de Nutrição (APAN), explica os efeitos nocivos que os lipídios saturados em excesso podem provocar. “A gordura é estocada como energia no tecido adiposo, porém o excesso desenvolve a obesidade, aumentando o número de adipócitos, ou seja, uma vez formado os adipócitos jamais eles serão eliminados, exceto através de cirurgias invasivas como a lipoaspiração, por exemplo. Além da obesidade e sobrepeso, podem proporcionar acúmulo nos vasos e artérias, causando dislipidemias, doenças cardiovasculares, infarto e até a morte”, explica.

Vários meios de comunicação ensinam que as gorduras são o grande vilão da saúde, mas existem aquelas que são benéficas a nossa saúde, como a doutora Tamara explica, “Para o bem-estar, às gorduras auxiliam no transporte e absorção de vitaminas hidrossolúveis, como a vitamina A D, E K. Desempenham um importante papel na integridade das membranas celulares. Auxiliam no ciclo reprodutivo da mulher, sendo essa também uma explicação do porque as mulheres possuem mais gordura corporal em relação aos homens”. E manter o equilíbrio da alimentação é um dos fatores que os lipídios podem beneficiar o corpo.

Dicas para manter a saúde em equilíbrio

  • •A ingestão de líquidos é fundamental para a boa manutenção do organismo e responsável principalmente por controlar a temperatura corporal. O recomendado é em média de 6 a 8 copos de água, fora outros tipos de bebidas, como sucos e chás, por exemplo. Evitar hábitos suicidas, como tabagismo e alcoolismo é altamente recomendado.
  • • evitar o consumo de alimentos gordurosos e frituras, tendo maior preferência para grelhados, assados, ensopados ou cozidos. Procure não ingerir bebidas alcoólicas e refrigerantes, pois não fornecem qualidade nutricional nenhuma, somente calorias desnecessárias ao organismo.
  • • aumentar o consumo de verduras, legumes e frutas, pois possuem um alto teor de fibras, que são importantes reguladores intestinais, além de oferecerem outros benefícios como controlar os níveis de colesterol e diabetes e prevenir câncer de intestino, hemorroidas e até obesidade. Manter a boa higiene do sono.
    Fonte: http://www.foodservicenews.com.br/alimentos-gordurosos/