Uso inadequado de antibióticos dá origem a Superbactérias
O uso frequente e sem recomendação do médico de antibióticos pode provocar resistência às bactérias o que dificulta o tratamento e a cura de doenças graves, podendo pôr em risco a vida do doente, pois o remédio não é capaz de eliminar a bactéria presente no organismo.
Segundo o Conselho Federal de Medicina, pesquisas recentes mostram que 76% da população tomam remédio por conta própria. O médico explica: o uso exagerado mata mais bactérias que o necessário para a cura da doença. As que sobram são as mais resistentes. Elas se desenvolvem e o antibiótico deixa de fazer efeito. Assim surgem as chamadas superbactérias.
As superbactérias são o resultado do uso incorreto de antibióticos que levam à mutações genéticas tornando-as resistentes a estes medicamentos. Infelizmente até mesmo os antibióticos mais fortes como os carbamínicos, não tem qualquer efeito sobre as superbactérias, que acabam sendo de difícil controle, podendo levar muitos à morte.
Para usar os antibióticos corretamente evitando o desenvolvimento de superbactérias é importante só tomar antibióticos quando forem receitados pelo médico, e pelo tempo e dose recomendados por ele mesmo que os sintomas desapareçam antes.
Esse cuidado é um dos mais importantes porque quando os sintomas começam a diminuir, as pessoas deixam de tomar o antibiótico e assim as bactérias ganham mais resistência aos medicamentos, colocando todos em risco.
Outro cuidado importante é só comprar antibióticos com receita médica e quando ficar curado, levar o resto do medicamento que sobrou para a farmácia, não jogando as embalagens no lixo, no vaso sanitário, nem na pia da cozinha para evitar a contaminação do meio ambiente, que também faz com que as bactérias se tornem mais resistentes e mais difíceis de curar.
Então fica a dica, não utilize medicação sem prescrição médica. Evite problemas futuros.