TOXOPLASMOSE
A toxoplasmose é uma doença que costuma ser associada diretamente aos gatos e o fato de ser uma zoonose - transmissível para humanos - afeta muito a vida dos bichanos. Alguns deles são abandonados ou rejeitados apenas pela possibilidade de carregarem o Toxoplasma gondii , parasita causador da infecção que pode ser muito prejudicial aos homens. Mas, não é todo gato que está contaminado, além de não ser o único animal transmissor.
Formas de transmissão
O contágio ocorre após a ingestão oocisto do parasita T. gondii , isso pode acontecer de diferentes formas:
- Contato direto ou indireto com as fezes contaminadas do gato
- Ingestão de frutas, vegetais e alimentos mal lavados
- Ingestão de carne crua ou mal passada de qualquer animal contaminado
- Leite materno e placenta (mãe contaminada para bebê)
- Transfusões de sangue
- Transplante de órgãos
Sintomas
- Nos animais (cães e gatos): Na maioria das vezes os gatosnão emitem sintomas, apenas quando há um problema de imunidade com o animal. Nos cachorros a realidade já é outra e eles podem ser mais afetados. Febre, problemas respiratórios, arritmias vômitos e diarreia precisam ser investigadas à fundo, já que podem ser sintomas da doença.
- Nos humanos: A maior parte dos humanos que possuem toxoplasmose não manifesta nenhum tipo de sintoma. As mais afetadas são grávidas ou pessoas com doenças autoimunes, essas podem apresentar problemas oculares, neurológicos, pulmonares, pancreatite e até aborto do feto.
Prevenção
A prevenção é relativamente simples e engloba mudanças de hábito no dia a dia. Se a pessoa for dona de gatos, é interessante que mexa na caixinha de areia sempre usando luvas. A limpeza da casa também é extremamente importante. Lavar as mãos antes das refeições e se preocupar com o preparo higiênico dos alimentos também são pontos importantes.
A carne crua ou mal passada deve ser abolida da alimentação, principalmente quando a opção é oferecida também para os bichanos. Lembre-se, os gatos não são os únicos responsáveis pela transmissão da toxoplasmose e diminuir as possibilidades de expansão da doença depende também dos humanos.