Diarreia: causas, tratamentos e como prevenir
A diarreia é um quadro muito comum que consiste na evacuação de fezes líquidas de forma frequente e sem controle. Ela se caracteriza pela perda da consistência, aumento do número e/ou volume das deposições, com ou sem a presença de produtos patológicos: muco, sangue, ou gordura.
Na maioria dos casos, a diarreia dura alguns dias, porém quando ela dura semanas, pode indicar uma doença grave, como uma infecção persistente ou uma doença inflamatória intestinal.A diarreia pode ser tanto aguda quanto crônica. O fator determinante para seu diagnóstico é o tempo de duração dos sintomas.
Diarreia aguda
A diarreia aguda é caracterizada por episódios diarreicos até 14 dias e dita diarreia persistente de 14 a 30 dias. A maioria dos casos são de origem infecciosa como bactérias, vírus e protozoários.
Diarreia crônica
A diarreia crônica persiste por cerca de três a quatro semanas e pode indicar desde a síndrome do intestino irritado até condições mais graves, como doença de Crohn e colites ulcerosas. A diarreia crônica é causada principalmente por doenças inflamatórias e disabsortivas.
Sintomas de Diarreia
- Fezes líquidas
- Cólicas abdominais
- Dor abdominal
- Febre
- Sangue nas fezes
- Inchaço
- Náusea
Geralmente, o diagnóstico de diarreia pode ser feito em casa, por meio da observação de sintomas. No entanto, o médico poderá realizar testes laboratoriais para definir as causas da diarreia. Se também houver sinais de desidratação, seu médico poderá solicitar o perfil metabólico básico do paciente e a gravidade específica da urina.
Exames
Além de realizar um exame físico e revisar seus medicamentos, seu médico pode solicitar testes para determinar o que está causando a sua diarreia. Eles incluem:
- Exame de sangue
- Exames de fezes como coprológico funcional: (ph-fecal, substâncias redutoras, leucócitos fecais)
- Exames de fezes como coprocultura com parasitológico de fezes
- Colonoscopia
Prevenção
Diarreia associada a antibióticos pode ser prevenida com o uso de suplementos que contêm bactérias benéficas. Para saber mais sobre isso, converse com seu médico.
Iogurte com culturas vivas ou ativas são uma boa fonte dessas bactérias benéficas e também ajudam a evitar a diarreia.
As seguintes medidas de saúde podem ajudar na prevenção de doenças que provocam diarreia:
- Lave as mãos com frequência, principalmente após ir ao banheiro e antes de comer
- Use álcool em gel para desinfetar as mãos com frequência
- Ensine as crianças a não levar objetos à boca.
https://www.minhavida.com.br/saude/temas/diarreia