6 Benefícios do Vinho Para Saúde Comprovados Cientificamente
Para os amantes da boa mesa, não há refeição completa sem uma taça de vinho. E para a alegria dos amantes da bebida, não param de surgir novas pesquisas que atestam os benefícios do vinho para a saúde.
Os resultados das pesquisas mais recentes são impressionantes e sugerem que o vinho pode promover uma vida útil mais longa, proteger contra certos tipos de câncer, melhorar a saúde mental e ainda fornecer benefícios para o coração.
Vinho branco ou vinho tinto?
A maioria dos dados incluídos neste texto refere-se ao vinho tinto, isso porque pesquisas mostram que ele contém cerca de 10 vezes mais polifenóis que o vinho branco. Os polifenóis são as substâncias presentes no vinho que trazem benefícios à nossa saúde. Acredita-se que o vinho tinto seja mais rico nestas substâncias porque durante seu processo de produção, a uva é macerada por semanas junto com a pele, ao contrário do vinho branco. É na pele das uvas que estão as maiores concentrações de polifenóis.
Os 6 principais Benefícios do Vinho para a saúde
O vinho é o grande vencedor quando comparado a outras bebidas alcoólicas. Devido aos inúmeros estudos desenvolvidos atualmente, sabemos que ele contém uma mistura complexa e concentrada de substâncias químicas saudáveis, chamadas polifenóis, que podem afetar positivamente muitas funções do nosso organismo. É preciso salientar que o consumo excessivo de álcool (mais de três doses por dia), pode levar a muitas doenças.
Benefícios do vinho através de seu consumo moderado:
- O vinho pode melhorar a saúde do coração, combinar vinho com uma atividade física é o que faz bem ao coração
- O consumo moderado de vinho tinto e suco de uva está ligado a um menor risco de diabetes
- Consumir vinho pode prevenir doença de Alzheimer e demência
- Vinho pode reduzir sintomas da depressão
- Consumir vinho pode retardar o crescimento de células de alguns tumores malignos
- Vinho para uma vida mais longa
Fonte: https://www.mundoboaforma.com.br/6-beneficios-do-vinho-para-saude-comprovados-cientificamente/