TESTE TOXICOLÓGICO
Agora é pra valer!
Exames toxicológicos serão exigidos na pré admissão e demissão de motoristas profissionais! Decisão do Ministério do Trabalho tornou obrigatório, na contratação de motoristas de ônibus e caminhão.
Conforme a PORTARIA N 116, DE 13 DE NOVEMBRO DE 2015, foi Regulamentada a realização dos exames toxicológicos previstos nos §§ 6º e 7º do Art. 168 da CLT que entra em vigor em 02/03/2016.
Conheça a CLT 168 e os parágrafos acima mencionados: Art. 168 Consolidação das Leis do Trabalho - Decreto Lei 5452/43,CLT - Decreto Lei nº 5.452 de 01 de Maio de 1943 Aprova a Consolidação das Leis do Trabalho. Art. 168 - Será obrigatório exame médico, por conta do e mpregador, nas condições estabelecidas neste artigo e nas instruções complementares a serem expedidas pelo Ministério do Trabalho: (Redação dada pela Lei nº 7.855, de 24.10.1989) § 6o Serão exigidos exames toxicológicos, previamente à admissão e por ocasião do desligamento, quando se tratar de motorista profissional, assegurados o direito à contraprova em caso de resultado positivo e a confidencialidade dos resultados dos respectivos exames. (Incluído pela Lei nº 13.103, de 2015) (Vigência) § 7o Para os fins do disposto no § 6o, será obrigatório exame toxicológico com janela de detecção mínima de 90 (noventa) dias, específico para substâncias psicoativas que causem dependência ou, comprovadamente, comprometam a capacidade de direção, podendo ser utilizado para essa finalidade o exame toxicológico previsto na Lei no 9.503, de 23 de setembro de 1997 - Código de Trânsito Brasileiro, desde que realizado nos últimos 60 (sessenta) dias. (Incluído pela Lei nº 13.103, de 2015) (Vigência).
O teste aplicado pela primeira vez no Brasil revela que 34% dos caminhoneiros brasileiros se drogam. É o teste da queratina, retirada de um fio de cabelo, e que detecta o uso de drogas até 90 dias antes da coleta. Mais: entre as drogas usadas, a cocaína é a principal, aparecendo em 73% dos testes que deram positivo. A anfetamina – o popular rebite – aparece em apenas 18% desses casos. O Fantástico ouviu caminhoneiros que confessam o uso, encontrou traficantes de beira de estrada e ouviu de especialistas que a infestação de pó nas rodovias é resultado principalmente dos prazos mínimos que o motorista tem para entregar a carga.
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