Alpha Laboratório Reveilleau

Notícias

Benefícios da pipoca para a saúde

05 ALPHA SEMANA 03 02 Benefícios da pipoca para a saúde site

Vamos ver agora os maiores benefícios da pipoca para a saúde e boa forma e porque ela não é o vilão que a maioria das pessoas imagina:

1 – Ajuda no combate doenças cardíacas por ser fonte significativa de antioxidantes

Os polifenóis presentes, principalmente na casca do milho de pipoca, são poderosos antioxidantes naturais. Os antioxidantes são moléculas que agem no combate aos radicais livres produzidos nas reações químicas do organismo impedindo que eles danifiquem células vitais.

2 – Ajuda na prevenção do câncer

Polifenóis podem combater doenças sérias como câncer e doenças do coração, mas para isso é preciso consumir um pouco da casquinha que envolve o grão. “Se você quer o máximo benefício que a pipoca pode trazer à sua saúde – as fibras e os antioxidantes – então você precisa comer um pouco das cascas, embora elas sempre insistam em grudar entre os dentes”.

3 – Melhora o sistema digestivo e intestinal

A pipoca é um grão integral rico em fibras, sais minerais, vitaminas E e do complexo B. As fibras estimulam os movimentos peristáltico dos músculos lisos intestinais e induzem a secreção dos sucos digestivos, o que ajuda a manter todo o sistema digestivo saudável.

4 – Auxilia no controle do diabetes

A farta ingestão de fibras ajuda a regular o nível de açúcar no sangue e a produção de insulina. É recomendado que diabéticos incluíssem pipoca na sua dieta como uma forma de reduzir os picos de açúcar no sangue.

5 – Atua na perda de peso por ser rica em fibras e pobre em calorias

Um copo normal da pipoca contém cinco vezes menos calorias do que a mesma quantidade de batatas fritas. Além disso, o teor de fibras na pipoca traz sensação de saciedade e inibe a liberação do hormônio da fome, a grelina.

6 – Combate efeitos da idade porque combate os radicais livres

Ninguém imagina que dentre os benefícios da pipoca está o combate a idade. Isso é uma ótima notícia.

7 – Atua como fonte de energia e na prevenção de doenças

A pipoca contem vitaminas como a tiamina, a niacina e a vitamina B6. Todas elas ajudam a converter os alimentos em energia para o nosso corpo e cada uma em particular tem seus benefícios.

A Tiamina ou Vitamina B1 ajuda a quebrar os carboidratos simples e protege o sistema imunológico. A Niacina ou Vitamina B3 aumenta o HDL, o colesterol bom no sangue. A vitamina B6 tem inúmeras funções que variam de acordo com cada combinação entre ela e outras vitaminas: Ela ajuda a prevenir doenças cardíacas, tem papel importante na produção de serotonina – responsável pelo sono, e ajuda a prevenir artrite.

A pipoca também contém ácido fólico, que é muito importante para as mulheres em idade fértil. Age como protetor ao coração.

Uma boa pedida como aperitivo, principalmente devido à sua pequena quantidade de calorias. Atua como fonte de energia. Auxilia na prevenção de doenças.

Cuidados com a pipoca

Tome cuidado principalmente na preparação da pipoca. Colocar óleo em excesso pode tornar o alimento mais gorduroso e fazer mal, reduzindo seus benefícios.

Cuidado também ao temperar. Adicionar sal em excesso faz mal ao coração e à circulação.

A margarina e a manteiga não são muito indicados, pois saturam mais rápido que o óleo.

Se preparada e consumida da forma correta, a pipoca se torna um grande auxiliar na manutenção da saúde. Além, é claro, de ter sempre um lanchinho sempre à mão.

Uma dica importante para os pais

Pipoca é algo que toda criança adora e começa a consumir ainda pequena seja em casa, nas festinhas ou até mesmo na própria escola. Os pais e cuidadores, no entanto, devem redobrar a atenção na hora de oferecer e, se possível, retardar o seu consumo por conta dos riscos de engasgo.

A recomendação de pediatras é que a pipoca deveria ser oferecida somente para crianças acima de 4 anos. Somente a partir desta idade é que elas atingem a maturação no ato de mastigar. Estes explicam que a pipoca é dura e não dissolve na boca. “Com a mordida, ela vai soltando fragmentos e a criança pode broncoaspirar e, aos poucos, esse alimento vai interrompendo a passagem de ar para os pulmões”.