Alpha Laboratório Reveilleau

Notícias

Os benefícios do yoga para o corpo, mente e espírito

01 ALPHA SEMANA 04 04 Os benefícios do yoga para o corpo IMAGEM

Se você acha que yoga é apenas torcer e movimentar o corpo de forma esquisita, está na hora de repensar. Yoga é muito mais do que posturas. Derivado da palavra em sânscrito "yuj", que significa "unir ou integrar", yoga é um conjunto de conhecimentos de mais de 5 mil anos. Yoga é harmonizar o corpo com a mente e a respiração, através de técnicas de respiração (pranayamas), posturas de yoga (ásanas) e meditação.

Os benefícios do yoga

  • Conquista e manutenção de uma boa saúde no geral;
  • Melhora de doenças e problemas respiratórios;
  • Diminuição da ansiedade;
  • Melhora do sono;
  • Melhora da disposição e bem-estar;
  • Flexibilidade;
  • Autoconhecimento e paz interior;
  • Melhora nos relacionamentos (consigo mesma e com os outros);

Benefícios para a saúde das gestantes

Além de ser benéfico para qualquer mulher, o yoga também pode trazer grandes benefícios durante a gravidez, pois melhora a flexibilidade e facilita a adaptação às mudanças do corpo neste período, tonificando os músculos, alongando articulações, e tornando a gestação menos dolorosa e tensa. Além disto, os movimentos respiratórios também ficam mais sincronizados, diminuindo a sensação de falta de ar que acontece nos períodos finais da gestação. 

Já o relaxamento proporcionado por estar atividade também pode diminuir a ansiedade e a preocupação, muito comuns em gestantes, fazendo com que a mulher esteja mais tranquila, e facilitando o desenvolvimento do bebê de forma saudável.

Benefícios na saúde dos idosos

Pessoas da terceira idade podem se beneficiar muito com a prática desta atividade, pois fortalece os músculos, alivia de dores pelo corpo, melhora o equilíbrio, flexibilidade e atenção.

O controle da pressão, dos batimentos cardíacos e da respiração, também são efeitos do yoga que podem trazer melhor qualidade de vida e bem estar aos idosos, além de ajudar a controlar doenças como pressão alta, diabetes e colesterol alto. Além do yoga, saiba quais são os melhores exercícios para se praticar na terceira idade

É importante lembrar que os exercícios praticados nesta atividade devem ser adaptados às condições e necessidades de cada pessoa, para que sejam feitos de forma natural e de acordo com os benefícios que a pessoa procura, evitando, assim, lesões, torções ou sensação de desestímulo.