Alpha Laboratório Reveilleau

Notícias

Computadores: janelas para o mundo

01 ALPHA SEMANA 03 06 reportagem computador imagem

A tecnologia está cada vez mais presente na vida das pessoas. No trabalho e em casa, os computadores já foram batizados de janelas para o mundo por facilitar o acesso à informação e ampliar as possibilidades de comunicação. Na escola, eles ainda podem aumentar o potencial criativo e garantir mais autonomia a professores e alunos. Mas será que é isso mesmo que está ocorrendo em nosso país? Para conhecer mais sobre a real utilização das máquinas e da internet nas redes públicas de Ensino Fundamental e Ensino Médio, o Centro de Estudos da Fundação Victor Civita (FVC), junto com o Ibope e o Laboratório de Sistemas Integráveis da Universidade de São Paulo (LSI-USP), fez uma pesquisa com 400 escolas de 13 capitais, em que 98% dos entrevistados afirmam ter computadores funcionando nas escolas, 18% admitem que o laboratório de informática nunca é utilizado. Para isso é necessário investir em planejamento, em todos os níveis: 
• As redes, além de garantir a infraestrutura necessária, têm de incluir as chamadas tecnologias da informação e comunicação (TICs) nas matrizes curriculares. 
• As escolas precisam incorporá-las a seus projetos pedagógicos. 
• Os cursos de capacitação em serviço devem ser revistos e passar a oferecer atividades ligadas diretamente aos conteúdos aliadas às ferramentas informáticas. 
• E cabe aos professores aplicar tudo isso em cada uma das disciplinas. 
Os números do estudo confirmam o constante crescimento do acesso às novas tecnologias, como mostram os dados do Censo Escolar, realizado anualmente pelo Ministério da Educação. Além disso, o levantamento aponta caminhos para melhorar as condições de uso dessas máquinas a serviço da aprendizagem dos alunos. Nesta edição especial, as propostas de ação foram divididas em três grandes blocos: infraestrutura, formação e planejamento.


Na infraestrutura, o investimento nesta área é essencial para garantir um uso mais eficaz dos equipamentos (para 43% dos entrevistados, a falta de máquinas é o principal entrave para colocar os alunos trabalhando com os computadores). 

No segundo bloco  a importância esta na luta por uma boa formação de professores e gestores. Finalmente, a terceira parte envolve o planejamento que faz toda a diferença para garantir que os estudantes efetivamente aprendam.

Fonte: https://novaescola.org.br/conteudo/2950/computadores-janelas-para-o-mundo